Associação de moradores faz abaixo-assinado contra binário da Santos Dumont em Joinville - A Notícia

Versão mobile

Infraestrutura07/04/2012 | 10h37

Associação de moradores faz abaixo-assinado contra binário da Santos Dumont em Joinville

Entidade pede a duplicação e estadualização da via

Associação de moradores faz abaixo-assinado contra binário da Santos Dumont em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Vice-presidente da associação de moradores, Nilton Gregório Meurer, mostra adesivo de adesão à campanha que está sendo distribuído Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Karina Sschovepper

karina.schovepper@an.com.br

Com apoio de comerciantes e da vizinhança, a Associação de Moradores do bairro Bom Retiro deu mais um passo para tentar impedir a implantação do binário da avenida Santos Dumont com a rua Tenente Antônio João, na zona Norte de Joinville. Há cerca de 15 dias, a associação lançou um adesivo patrocinado por empresários com uma mensagem de apoio à duplicação da avenida Santos Dumont, que já circula nos carros, e um abaixo-assinado, que até sexta-feira já contava com 1.911 assinaturas.

A expectativa, diz o vice-presidente, Nilton Gregório Meurer, é que até segunda-feira, quando o documento será entregue ao prefeito Carlito Merss, o número de assinaturas ultrapasse 2 mil.

— Será o suficiente para, pelo menos, debatermos a possibilidade —, diz o aposentado.

A soma das populações de dois bairros cortados pela avenida, o Aventureiro e o Bom Retiro, chega a cerca de 46 mil pessoas, segundo o Censo de 2010.

A opção da duplicação da avenida Santos Dumont foi protocolada pelos moradores no início de março e prevê a estadualização da avenida.

— O que sugerimos é que a Prefeitura repasse a Santos Dumont ao Estado, e este faça um projeto para duplicação em quatro anos —, explicou o vice-presidente.

Caso não seja possível, Meurer sugere que o Estado arque com as obras.

— Acredito que desta maneira os possíveis prejuízos a qualquer um dos envolvidos seja menor —, alega.

O binário é alvo de discussões desde que foi apresentado pela Prefeitura. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj), o projeto prevê o trânsito fluindo no sentido Centro/bairro pela rua Tenente Antônio João e bairro/Centro para quem trafega pela avenida. Mas lojistas querem que o sentido seja contrário, por temerem danos ao comércio. A Associação Empresarial de Joinville (Acij) também defende a duplicação, que o município avalia não ter como custear.

Meurer sequer cogita a implantação de uma terceira faixa, estudo apresentado pela Azimute Consultoria e Projetos em Engenharia, sob encomenda de empresários da avenida. Como argumento, usa uma conta ousada.

— 100% dos moradores não querem o binário. Mas a gente acredita que as melhorias na Tenente Antônio João devem ser mantidas, independente do que acontecer.

Desapropriações inviabilizam proposta, diz Ippuj

O estudo encomendado pelos lojistas e empresários da Santos Dumont foi apresentado no início de março. O estudo mostrou três conclusões. Esta alternativa, chamada pelos responsáveis de reestruturação da Santos Dumont, foi analisada pelo Ippuj. Segundo o diretor executivo do órgão, Vladimir Constante, o projeto prevê desapropriações que elevariam os custos da obra.

— Se for para haver desapropriação, acho que a discussão deveria girar em torno da duplicação —, diz.

Constante afirma que foi descartada a proposta de inversão do binário, apresentada pelos empresários.

— Os argumentos utilizados não justificam a alteração do projeto, uma vez que não desafogaria o trânsito.

Com essa nova proposta de duplicação da avenida Santos Dumont, Constante prevê que o impasse deve se arrastar e questiona se os moradores podem esperar para que os problemas de trânsito sejam solucionados.

Conforme ele, os moradores haviam aceitado a implantação do binário, mas a associação voltou atrás.

— Enquanto a discussão prossegue, os problemas se agravam. O que falta é que seja analisado um todo e não o que ficaria melhor para cada um —, analisa.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Infraestrutura 31/01/2012 | 09h41

Máquinas abrem os caminhos do binário do Vila Nova em Joinville

Obras trazem alívio a moradores; trecho deve ser inaugurado dentro de seis meses

Infraestrutura 13/01/2012 | 09h54

Ordem de serviço para binário do Vila Nova em Joinville sai na próxima segunda

Governador Colombo também vai assinar a autorização para as demais obras do pacote de mobilidade urbana em cerimônia na Acij

16/12/2011 | 08h39

BNDES libera R$ 40 milhões para obras de infraestrutura em Joinville

Próximo passo é o começo das obras do binário do Vila Nova, previsto para janeiro

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC empata com o Volta Redonda e continua fora do G4 da Série C https://t.co/m5vvQMksGL #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPalestrantes com renome mundial passam por Blumenau durante evento de negócios https://t.co/mcKqxYdgnj #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros