Joinville registra o maior frio dos últimos 11 anos - A Notícia

Versão mobile

08/07/2011 | 11h08

Joinville registra o maior frio dos últimos 11 anos

A média mínima do inverno registrada até a quinta-feira foi de 8º C

Joinville registra o maior frio dos últimos 11 anos Leo Munhoz/Agencia RBS
Na quarta-feira da semana passada a Estação Meteorológica da Univille registrou 5º C como a menor temperatura desde 2000 Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS

A onda de frio dos últimos dias, a maior em 47 anos, segundo a Central RBS de Meteorologia, mudou a rotina das pessoas de Joinville, conhecida como uma das cidades mais quentes e chuvosas de SC. Virou assunto porque a previsão é de que nesta sexta-feira e no sábado o tempo continue frio.

Em Joinville, desde 2000 não eram registradas temperaturas tão baixas, segundo dados da Estação Meteorológica da Univille, que funciona há 17 anos, com a mínima de 5ºC na quarta-feira da semana passada – mesma temperatura registrada em 14 de julho de 2000. Também na quarta, a central da RBS registrou 1º C na estação que fica no bairro Anita Garibaldi.

Até a quinta-feira, a temperatura média mínima deste inverno era de 8ºC, a menor desde que a Estação da Univille começou a funcionar, em 1995 – o dado deve mudar até o fim da estação, em setembro. A menor média mínima, de 9,6ºC, foi registrada em 1999 e 2000.

Dados anteriores a 1995 são mais esparsos. Segundo o livro “História das Inundações em Joinville”, da pesquisadora Wivian Nereida, há registro de mínimas de 6ºC em julho e 8ºC em agosto de 1965. Relatos de 1862, mostram que termômetros da época marcaram 0ºC entre 14 e 17 em julho daquele ano. A geada queimou “cafezeiros” e “bananeiras”, segundo os relatos.

Para a sexta-feira e o sábado, a previsão é de mais frio. A mínima deve ser de 7ºC. A partir de domingo, esquenta mais, com as mínimas subindo para cerca de 15ºC.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAumento da criminalidade em SC expõe desafio do Estado em conter a guerra de facções https://t.co/iuuX7fsoqI #LeianoANhá 7 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"Não há orgão regulador para controlar preço de bitcoin", diz corretor de moedas virtuais https://t.co/DL4iqaAxb7 #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca