Presidente da África do Sul diz que Kadafi está disposto a aceitar acordo de paz - A Notícia

Versão mobile

31/05/2011 | 03h31

Presidente da África do Sul diz que Kadafi está disposto a aceitar acordo de paz

Jacob Zuma disse que o ditador pediu uma oportunidade para que os líbios resolvam situação

Presidente da África do Sul diz que Kadafi está disposto a aceitar acordo de paz Mahmud Turkia/AFP
Jacob Zuma visitou a capital da Líbia, Trípoli, na segunda-feira para selar paz no país Foto: Mahmud Turkia / AFP

O coronel Muamar Kadafi está "disposto" a aceitar o plano de paz da União Africana para acabar com a crise líbia, revelou na segunda-feira o presidente sul-africano, Jacob Zuma, após uma breve visita à Líbia.

Kadafi "está disposto a aplicar o plano de paz da União Africana (UA)", começando por um cessar-fogo que deve envolver, segundo ele, "todas as partes", incluindo os bombardeios da Otan, disse Zuma às TVs líbia e sul-africana. Zuma revelou ter mantido "uma discussão detalhada" com Kadafi, que lhe pediu uma "oportunidade para que os líbios resolvam entre si" o caminho da solução da crise, desatada em fevereiro passado.

O plano de paz da UA prevê um cessar-fogo e a instauração de um período de transição até a realização de eleições democráticas. Pouco antes, em declaração à TV sul-africana, Zuma estimou que os ataques aéreos da Otan minam a mediação africana atual em busca da paz na Líbia.

A aviação da Otan realizou na noite de segunda mais uma série de ataques contra Trípoli e o subúrbio de Tajura, além de bombardear Al Jafra, 600 km ao sul da Capital, segundo a TV estatal líbia. Do centro de Trípoli, alvo de intensos ataques da Otan há semanas, o jornalista da AFP ouviu o ruído dos aviões e as explosões, na madrugada desta terça-feira.

AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrograma Bem Estar será transmitido de Joinville nesta sexta-feira https://t.co/xrh03fcj2v #LeianoANhá 54 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaObra de melhoria compromete abastecimento de água em 29 bairros de Joinville no domingo  https://t.co/ePoET5w5a3 #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros