Escola Municipal de Ballet é a única representante clássica de Joinville no Festival de Dança - A Notícia

Versão mobile

13/05/2011 | 07h11

Escola Municipal de Ballet é a única representante clássica de Joinville no Festival de Dança

A instituição, vinculada à Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, incentiva professores e alunos a participar anualmente do Festival

Rafaela Mazzaro

rafaela.mazzaro

Danças urbanas predominam no número de inscrições locais do 29º Festival de Dança de Joinville, mas ainda é a Escola Municipal de Ballet que mais participa do evento. Competindo com 17 coreografias este ano, a instituição, vinculada à Casa da Cultural Fausto Rocha Junior, tem como tradição incentivar professores e alunos a participar anualmente do festival.

E não tem nada de dança de rua. Pelo contrário. Grande parte das coreografias desafiam a maioria entre os candidatos nacionais: o balé. Por ser mais concorrido, também é mais difícil conseguir boas classificações no festival.

No ano passado, a escola teve a mesma média de inscrições e, no entanto, levou apenas um segundo lugar no Meia Ponta, e um terceiro lugar em sapateado da Mostra Competitiva. Já em 2009, nenhuma premiação foi alcançada.

Para a coordenadora, Maria Angélica Maiole, ganhar não é a intenção principal dos grupos da escola inscritos.

— Somos diferentes de um grupo profissional. São alunos que estão aprendendo e é importante para eles ter contato com o palco. Nosso foco é mais pedagógico do que competitivo — observa a coordenadora.

Na Escola Municipal de Ballet, os alunos começam a participar do evento aos dez anos, ainda no Meia Ponta. Para a 29ª edição do festival, quatro professores ensaiaram 45 alunos para as categorias de balé clássico, sapateado, dança contemporânea e jazz.

— Somos os únicos inscritos em balé e sapateado de Joinville — enfatiza Maria Angélica.

— Para nós, participar do Festival de Dança é preciso para que a cidade nos reconheça como escola formadora de bailarinos — diz a coordenadora.

Neste ano, a escola disputa nas categorias conjunto, variação feminina, solo feminino e trio de balé; solo feminino e masculino de contemporâneo; conjunto e trio de jazz; e conjunto de sapateado.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEx-presidente do JEC critica trabalho do departamento de futebol https://t.co/JCvIgxl83R #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPresidente do JEC abre caminho para nova diretoria em 2018 https://t.co/ofXFl9cqtM #LeianoANhá 8 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros