UFSC faz acordo para construir primeira etapa na Univille em Joinville - A Notícia

Versão mobile

28/10/2010 | 08h03

UFSC faz acordo para construir primeira etapa na Univille em Joinville

Federal não abandonou planos de ter campus próprio na Curva do Arroz, às margens da BR-101

UFSC faz acordo para construir primeira etapa na Univille em Joinville Salmo Duarte/
Na quarta que vem, técnicos das duas universidades iniciam estudos para definir se precisa fazer adaptações no projeto dos prédios Foto: Salmo Duarte

A ida da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para dentro da Universidade da Região de Joinville (Univille) virou certeza. Sem abandonar os planos de ter o campus próprio, a UFSC fechou um acordo com a Univille nesta quarta-feira, para que toda a primeira parte da Federal, prevista para a Curva do Arroz, às margens da BR-101, na zona Sul, seja instalada nos fundos da instituição joinvilense, no Bom Retiro, na zona Norte.

As negociações se desenhavam desde setembro e foram seladas pelos reitores Álvaro Prata e Paulo Ivo Koehntopp na manhã de quarta. Em vez de construir um auditório e dois blocos em uma área de 3,4 mil m², como se planejava desde o mês passado, a proposta agora é de a UFSC receber um terreno cerca de dez vezes maior para a construção de 10 mil m² de prédios (em princípio, a mesma estrutura prevista na Curva do Arroz).

Na quarta-feira que vem, técnicos das duas universidades iniciam estudos para definir o tamanho do terreno e para ver se há necessidade de fazer adaptações no projeto dos prédios, segundo o diretor da UFSC em Joinville, Acires Dias.

Assim que forem concluídos, os estudos ainda passarão por aprovação dos conselhos das duas universidades e pelos departamentos jurídicos (há dúvidas quanto ao tipo de contrato).

Segundo Acires, UFSC e Univille trabalham para que toda a parte burocrática seja resolvida o mais rápido possível e para que a obra possa ser iniciada este ano ou no começo do ano que vem. O fato de a UFSC ter empreiteira licitada e os prédios serem feitos com pré-moldados deve permitir rapidez na obra.

A parceria atende a desejos da Univille e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em consolidar uma cidade universitária na região e vai permitir que a UFSC comporte os cerca de dois mil alunos que o curso de engenharia de mobilidade – iniciado ano passado, em salas alugadas da Univille – deverá ter até por volta de 2014 ou 2015.

A única parte que não terá espaço na Univille são os laboratórios industriais, como o de construção naval, de propulsão e motorização, de infraestrutura e controle de tráfego e uma pista para testes automotivos. A ideia é de que a Curva do Arroz seja mantida nos planos para receber essas construções numa segunda etapa.

UM NOVO CAMPUS, UM NOVO ACESSO

Os planos da UFSC ir para a Univille foram apresentados à Prefeitura na tarde de quarta (a reunião estava marcada para a manhã, mas mudou por causa de compromissos do prefeito).

Na apresentação, as duas universidades aproveitaram para encaminhar um pedido para que a UFSC tenha um acesso próprio. A sugestão é que seja pela avenida Edgar Meister e não mais pelas duas entradas da Univille, já bastante tumultuados em horários de pico. A proposta foi encaminhada ao Instituto de Planejamento Urbano (Ippuj) para ser analisada, segundo a Prefeitura.

No documento, a Univille também aproveitou para tentar negociar dois terrenos públicos como parte do pagamento de uma dívida de cerca de R$ 21 milhões que a Prefeitura tem com a instituição. Esses terrenos seriam para uso próprio da Univille e não para a UFSC, segundo o reitor Paulo Koehntopp. A Prefeitura também deve analisar a proposta.

Segundo os representantes das universidades, a reunião com a Prefeitura teria sido positiva e a proposta de mudança da UFSC para a Univille, vista como uma boa solução.

Além de emperrada pela desapropriação de uma área e por uma ação judicial que questiona a venda na Curva do Arroz, o local necessita de corte de árvores, terraplenagem, acesso, luz, água e linhas de ônibus até ser considerado um campus.

AN.COM.BR

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: IPTU progressivo já tem áreas delimitadas em Joinville https://t.co/RlPlo2r79E #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVitória contra o Volta Redonda neste sábado coloca o JEC no G4 da Série C https://t.co/1LmzZAVitV #LeianoANhá 18 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros