Versão mobile

14/08/2009 | 21h34

IBGE divulga estimativa populacional de Joinville e outras cidades de SC

Joinville ainda não chegou a marca dos 500 mil habitantes

Enviar para um amigo
IBGE divulga estimativa populacional de Joinville e outras cidades de SC Rogerio da Silva/
Cidade continua sendo a mais populosa de Santa Catarina, mas estima-se que tenha exatos 497.331 moradores Foto: Rogerio da Silva
A estimativa populacional para 2009, lançada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que Joinville ainda não chegou aos sonhados 500 mil habitantes.

A cidade continua sendo a mais populosa de Santa Catarina, mas estima-se que tenha exatos 497.331 moradores. Na região de Joinville, a cidade Araquari, por exemplo, sofreu uma queda na população. Passou de 23.645 para 23.080 habitantes, seguindo mais 97 cidades catarinenses que tiveram redução nos números de moradores.

É quase uma obsessão dos joinvilenses para que a cidade tenha 500 mil habitantes. Em cada estimativa do IBGE surge a expectativa que se supere essa marca. Mas os números mostram ao contrário. No último Censo, em 2000, o município tinha 429.604 moradores. Subiu 13,6% em comparação a este ano.

Pelos dados do ano passado, Joinville obteve um crescimento de 1,05%. Para quem se importa ou sonha com uma cidade com 500 mil pode ficar otimista. Faltam para a cidade do Norte catarinense apenas 2.669 novos habitantes.

É provável, se seguir a taxa de crescimento anual, que em 2010, enfim, Joinville entre no rol das cidades com meio milhão de moradores. É bom lembrar que isso não significará muita coisa.

Se Joinville se consolidou como a cidade mais populosa de Santa Catarina, outras cidades da região também demonstram um crescimento acelerado.

Confira o número de habitantes em todas as cidades de SC na edição deste sábado de A Notícia.

Comentar esta matéria Comentários (3)

reinaldo pascoal

O tamanho de uma cidade reflete o tamanho de seus problemas sociais, de segurança, de transito, de saude. Mas nao é a falta de 3000 habitantes que irá fazer diferença. Com certeza Joinvile já vive seus pesadelos desde que passou dos 400 mil habitantes. Sinto saudade de minha cidade com 250 mil habitantes.

16/08/2009 | 16h38 Denunciar

Juliana

Pq o povo quer que a cidade atinja esse número de habitantes? Acho que as pessoas não tem idéia de como é ruim morar em cidade grande. Muito trânsito, muita sujeira, as pessoas vão perdendo o respeito pelas outras, vão perdendo a educação, a população se torna muito individualizada... Não vejo nada de bom em ter tanta gente na cidade. Eu já morei numa cidade com 3 milhões de habitantes e nunca mais quero isso pra mim.

16/08/2009 | 14h20 Denunciar

Ari Silveira dos Santos Filho

A matéria não disse em que posição Joinville está no ranking de população dos municípios brasileiros. Também não informa que a cidade continua em quarto lugar na região Sul.

15/08/2009 | 16h17 Denunciar

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinville empata na Arena e continua na liderança http://t.co/VrNrwRn4tghá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAumento na fatura de água preocupa morador joinvilense http://t.co/RFyf8KQ4Ilhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros