Gidion e Transtusa cancelam Pega-fácil em Joinville - A Notícia

Versão mobile

19/12/2008 | 09h42

Gidion e Transtusa cancelam Pega-fácil em Joinville

Empresas de ônibus afirmam que serviço era pouco utilizado e não dava lucro

Gidion e Transtusa cancelam Pega-fácil em Joinville Salmo Duarte/
As empresas afirmam que 16% das viagens do Pega-fácil ocorriam com o ônibus vazio Foto: Salmo Duarte
As empresas de transporte coletivo de Joinville Gidion e Transtusa vão cancelar definitivamente as linhas de ônibus Pega-fácil a partir do dia 24 de dezembro.

Funcionários das empresas estão distribuindo panfletos dentro dos ônibus Pega-fácil para informar aos usuários do cancelamento do serviço. O anúncio do fim das linhas surge dois dias depois das concessionárias do transporte coletivo reivindicarem um aumento de 9,7% na tarifa das linhas convencionais, elevando o preço de R$ 2,05 para R$ 2,25.

A Prefeitura não vai autorizar o aumento em 2008. A decisão ficará para o próximo ano com o prefeito, Carlito Merss (PT). Nos sites das duas empresas GidionTranstusa não há referências ao fim do Pega-Fácil.

Pelo contrário, existem páginas específicas sobre esse tipo de serviço. Todo ano, as linhas eram paralisadas no período entre o Natal e o Ano-novo. Foram canceladas 12 linhas. As empresas afirmam que 16% das viagens do Pega-fácil ocorriam com o ônibus vazio.

Também de acordo com as empresas, outros 85% das viagens eram realizadas com no máximo 5 passageiros.

— Nos últimos anos, o congestionamento do trânsito na área central, motivado pelo aumento do número de veículos particulares, tem feito com que o Pega-fácil dificilmente cumpra os horários previstos, resultando em insatisfação do usuário. Para manter o serviço seria necessário aumentar a oferta de veículos — o que seria inviável em função da baixa demanda, que faz do Pega-Fácil uma linha deficitária — afirma a empresa, via assessoria.

AN.COM.BR

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC conhece nesta sexta seu adversário na Copa do Brasil https://t.co/nevcKhkLFs #LeianoANhá 18 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona vence o Concórdia e está a um empate do título catarinense https://t.co/eHSjjHnyOC #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca