Tornado pode ter atingido a Serra na terça-feira - A Notícia

Versão mobile

 

13/08/2008 | 20h46

Tornado pode ter atingido a Serra na terça-feira

Vento de até 70 km/h derrubou árvores inteiras e destelhou casas em Cerro Negro

Tornado pode ter atingido a Serra na terça-feira Alvarélio Kurossu/
Na parte central de Cerro Negro, os fortes ventos de até 70 quilômetros por hora derrubaram árvores inteiras e destelharam cerca de 150 casasgaleria de fotos

A região de Coxilha Rica, interior de Lages, pode ter sido atingida por um tornado durante os temporais registrados nessa terça-feira. Seria a segunda ocorrência deste tipo de fenômeno na Serra Catarinense em menos de dois meses. O primeiro atingiu alguns bairros de Correia Pinto em 20 de junho, deixando o município em situação de emergência. Desta vez, não houve danos materiais.

Os meteorologistas Glauco Freitas, da Central RBS de Meteorologia, e Maurici Monteiro, da Epagri/Ciram, lembram que alguns dos principais indícios de tornado são árvores retorcidas e quebradas ao meio e vegetação amassada em movimento circular, exatamente o que aconteceu em Correia Pinto e Lages.

Vento e granizo

Além do possível tornado, o vendaval e o granizo causaram muitos estragos em outros municípios da Serra. Na parte central de Cerro Negro, os fortes ventos de até 70 quilômetros por hora derrubaram árvores inteiras e destelharam cerca de 150 casas na terça-feira.

Já no interior, o granizo destruiu antenas parabólicas e as coberturas de residências e galpões. A "chuva de gelo" caiu por 20 minutos e atingiu cerca de 100 famílias das localidades de Alemães, Sagrado e São Jorge.

A prefeitura de Cerro Negro decretou situação de emergência. O secretário de Obras, Francisco Erady Rodrigues, lembra que, ao todo, cerca de 250 famílias foram afetadas. Cada uma precisou, em média, de 30 folhas de amianto para cobrir suas casas. Ao custo aproximado de R$ 8 a unidade, o prejuízo ao município não ficará por menos de R$ 60 mil.

Notícias Relacionadas

13/08/2008 | 16h42

Oito municípios de SC decretam situação de emergência

Lista inclui cidades da Grande Florianópolis, Serra, Oeste e Vale do Itajaí

 
A Notícia
Busca