Província canadense de Quebec elege governo de centro direita - Mundo - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Montreal02/10/2018 | 01h59

Província canadense de Quebec elege governo de centro direita

AFP
AFP

A província canadense de Quebec elegeu nesta segunda-feira, pela primeira vez, um partido nacionalista de centro direita sem aspirações de independência, que promete reduzir a imigração, virando a página de quase 15 anos de governo liberal.

A Coalizão Avenir Quebec (CAQ), liderada pelo empresário de 61 anos Francois Legault, foi declarada vencedora, segundo resultados preliminares.

O partido, formado em 2011, deve conquistar a maioria das cadeiras na Assembleia provincial.

"Obrigado, obrigado, obrigado. Estou muito comovido por sua confiança em minha equipe. Não posso esperar para trabalhar para vocês", disse Legault no Twitter.

Esta foi a primeira vez em quatro décadas que a independência de Quebec não esteve em discussão nas eleições e que os dois principais partidos - o federalista Liberal e o separatista Parti Quebecois - não levaram o governo.

A perda de um aliado provincial é mais um golpe para os liberais do premier Justin Trudeau, após Ontário eleger um governo antagônico em junho.

Durante a campanha, Legault prometeu reduzir a imigração e deportar os imigrantes que não aprendam o idioma francês nos três anos posteriores a sua chegada na província.

* AFP

 
A Notícia
Busca