Ministros do Comércio de 13 países se reúnem no Canadá para reformar a OMC - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Ottawa23/10/2018 | 21h10

Ministros do Comércio de 13 países se reúnem no Canadá para reformar a OMC

AFP
AFP

Os ministros de Comércio de 13 países dos cinco continentes se reunirão na quinta e na sexta-feira em Ottawa para analisar um projeto de reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Austrália, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Japão, Quênia, México, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, Suíça e a União Europeia (...) participarão na conferência ministerial sobre a reforma da OMC", informou à AFP o governo canadense, que também participará nas discussões.

Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo, não estão na lista.

Segundo uma fonte oficial canadense, reunir "um pequeno grupo de ministros de Comércio que têm as mesmas ideias para discutir sobre a reforma da OMC" deve permitir "a identificação de meios concretos para melhorar a OMC no curto, médio e longo prazo".

De acordo com o programa, os trabalhos serão organizados em torno de três temas: "Melhorar a eficácia e a eficiência das funções de vigilância e transparência da OMC; conservar o mecanismo de solução de controvérsias; criar as regras comerciais para o século XXI".

Na quarta-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, se reunirá com o diretor-geral da OMC Roberto Azevêdo, afirmou seu gabinete.

Em um relatório conjunto publicado em 30 de setembro, a OMC, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial advertiram que a ausência de reformas às regras do comércio internacional alimenta as tensões e mina o crescimento da economia mundial e a redução da pobreza.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFesta das Flores deve movimentar R$ 5 milhões em Joinville https://t.co/DRQrGzL19h #LeianoANhá 23 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona confirma renovação de contrato de mais três atletas https://t.co/tD2ljgc7Rv #LeianoANhá 1 diaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca