América Latina precisa de pactos de Estado para eliminar trabalho infantil em 2025, diz OIT - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Panama04/10/2018 | 22h54

América Latina precisa de pactos de Estado para eliminar trabalho infantil em 2025, diz OIT

AFP
AFP

Os países latino-americanos devem apostar em pactos para conseguir erradicar o trabalho infantil para 2025, como se comprometeram depois de fracassarem na tentativa anterior para extinguir o problema, afirmou uma especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

"Deveria haver um pacto de Estado para a proteção da infância", a fim de enfrentar o trabalho infantil, disse à AFP a espanhola Elena Montobbio, diretora-adjunta da OIT Andina.

Esse pacto deve incluir aumentos no orçamento para a implementação de políticas públicas e sociais em favor da infância, uma melhora nos sistemas de mensuração e localização dos municípios com maiores riscos e um compromisso entre empresários e organizações sindicais, segundo Montobbio.

A especialista, que falou no contexto da 19ª reunião regional americana da OIT no Panamá, pediu para "colocar as lentes do trabalho infantil em toda ação social" porque a região já está "em tempo de prorrogação" para eliminar o emprego de menores.

Segundo a OIT, o trabalho infantil na América Latina passou de 14,1 milhões em 2008 para 10,5 milhões em 2016.

Essa redução aconteceu pela implementação de políticas sociais, um maior compromisso dos governos, o crescimento da economia e a redução da pobreza, afirmou a especialista.

No entanto, não foi suficiente para eliminar essa prática, apesar da América Latina ter se comprometido a erradicar o trabalho infantil em 2016.

Agora o compromisso é acabar com o emprego para menores de idade em 2025.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 1, 2 e 3 de dezembro de 2018 https://t.co/PV6Lzm289T #LeianoANhá 9 diasRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca