Guterres pede à Coreia do Norte 'ações concretas' para 'desnuclearização' - Mundo - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Nações Unidas19/09/2018 | 23h40

Guterres pede à Coreia do Norte 'ações concretas' para 'desnuclearização'

AFP
AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu nesta quarta-feira à Coreia do Norte que adote "ações concretas", após o anúncio do líder Kim Jong Un de fechar uma instalação de testes de mísseis.

"Os compromissos refletidos na declaração conjunta" de Kim e do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, "incluem importantes medidas que criam confiança no âmbito militar e um compromisso da Coreia do Norte em desmantelar uma infraestrutura de teste de mísseis na presença de especialistas", admitiu Guterres, acrescentando que "chegou a hora de ações concretas".

Quando a Coreia do Norte desmantelou uma infraestrutura nuclear em maio passado, Guterres reprovou a ausência de especialistas internacionais para testemunhar o fato.

Pyongyang também manifestou sua disposição para fechar o complexo nuclear de Yongbyon, que é fundamental para seu programa de armas, desde que Washington adote as "medidas correspondentes".

Guterres ofereceu a ajuda das Nações Unidas para promover iniciativas que eliminem as armas nucleares da península coreana e pediu união das potências mundiais.

Os compromissos adotados na visita de Moon à Coreia do Norte nos últimos dias acontecem antes da Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova York, na qual a questão norte-coreana terá um lugar de destaque.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCaixeiros de Joinville são presos no Rio Grande do Sul https://t.co/lkk4fb9Bimhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJustiça bloqueia de R$ 11,5 milhões em bens de Aécio Neves https://t.co/iWaEwBgqnshá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca