Forças pró-governo retomam estradas estratégicas no Iêmen - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Adem12/09/2018 | 08h05

Forças pró-governo retomam estradas estratégicas no Iêmen

AFP
AFP

Forças pró-governo, apoiadas por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, assumiram o controle de duas estradas estratégicas próximas ao porto Hodeida, localidade do oeste do Iêmen que permanece sob poder dos rebeldes huthis, informaram fontes militares

As forças retomaram a estrada conhecida como "Kilo 16", principal via de abastecimento entre várias cidades e Hodeida.

Poucas horas antes, as mesmas forças assumiram o controle de "Kilo 10", outra rodovia estratégica utilizada pelos rebeldes perto de Hodeida, segundo as mesmas fontes.

Tudo isto acontece após o fracasso das negociações de paz no Iêmen, que deveriam acontecer a partir de 6 de setembro em Genebra.

Hodeida está, desde junho, no alvo das forças pró-governo e de seus aliados, que consideram os huthis "milicianos pagos pelo Irã".

Desde sua intervenção em 2015, as forças da coalizão sob comando saudita tentam restabelecer o governo reconhecido internacionalmente do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, refugiado em Riad.

Os rebeldes seguem controlando importantes territórios nas regiões oeste e norte do Iêmen, incluindo a capital Sanaa.

A guerra no Iêmen deixou 10.000 mortos, em sua maioria civis, e provocou a pior crise humanitária do planeta, segundo a ONU.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona vence o São Lourenço e está nas semifinais do Campeonato Catarinense https://t.co/CcVz9twQ8R #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConselheiro pede a expulsão de ex-presidente do JEC do quadro associativo https://t.co/rbzp1BKQsp #LeianoANhá 3 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca