Candidato apoiado pela lista pró-Irã eleito presidente do Parlamento iraquiano - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Bagda15/09/2018 | 10h55

Candidato apoiado pela lista pró-Irã eleito presidente do Parlamento iraquiano

AFP
AFP

O Parlamento iraquiano elegeu neste sábado (15) para a sua presidência o candidato apoiado pela lista pró-Irã, abrindo caminho para a formação de um governo, quatro meses depois das legislativas.

Em meio a um país paralisado a nível político desde as eleições de maio, a votação no Parlamento - que ainda tem que escolher dois adjuntos ao presidente - permitirá concretizar as alianças que se formarão na assembleia.

Segundo o sistema proporcional iraquiano, o bloco que tiver mais deputados poderá nomear um primeiro-ministro.

O bloco pró-Irã, liderado pela Aliança da Conquista de Hadi Al-Ameri - uma coalizão de ex-combatentes antiextremistas próximos ao Irã - parece se destacar, com a eleição de seu candidato.

Mohamed Al-Halbusi, nascido em 1981, tornou-se o mais jovem presidente do Parlamento na história do Iraque.

Diante dos 298 deputados - dos 329 - presentes durante a votação, Al-Halbusi defendeu "reformas reais", mencionando Basra, no sul xiita, onde na semana passada houve protestos contra a corrupção e os serviços públicos que deixaram vários mortos.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSessão comemorativa marca os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville https://t.co/ektb30kp5W #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVeja como fica o tempo nos próximos dias em Joinville https://t.co/QDHBhBL2un #LeianoANhá 5 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca