Cazaquistão inaugura porto estratégico no Cáspio - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Kuryk11/08/2018 | 14h46

Cazaquistão inaugura porto estratégico no Cáspio

AFP
AFP

O Cazaquistão inaugurou, neste sábado (11), um novo complexo portuário em Kuryk, no mar Cáspio, o qual as autoridades desse país da Ásia Central esperam que se torne um importante centro da "nova rota da seda" chinesa.

"Investir em infraestruturas de transporte faz nossa economia ser mais competitiva. Estamos dando um estímulo às rotas de comércio da nova rota da seda", declarou o presidente cazaque, Nursultan Nazarbayev, durante um discurso no novo porto.

Ex-república soviética, o Cazaquistão tomou a decisão de ligar estreitamente o futuro de sua economia à China, investindo de forma maciça em estradas, ferrovias e infraestruturas portuárias que deverão facilitar suas relações comerciais.

Coração da indústria petroleira nacional, Kuryk é um dos dois portos cazaques, junto com o de Aktau, 100 quilômetros mais ao norte, posicionados para se tornarem, no futuro, núcleo do comércio entre Ásia e Europa.

As autoridades cazaques esperam que cerca de 4,5 milhões de toneladas de mercadorias passem por Kuryk até o fim de 2018, ou seja, três vezes mais do que no ano anterior.

No âmbito do colossal projeto da "nova rota da seda", lançado em 2013, o presidente chinês, Xi Jinping, quer espalhar estradas, portos, vias férreas e parques industriais por toda Ásia, às portas da Europa e até na África, ao custo de mais de 1 bilhão de dólares.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBasquete Joinville perde na primeira partida em casa https://t.co/t89p3YnBAo #LeianoANhá 8 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGoleiro Matheus quer rescisão de contrato com o JEC. Entenda os motivos da ação judicial https://t.co/nVigS95XBw #LeianoANhá 8 horas Retweet
A Notícia
Busca