Juiz peruano é preso por corrupção após divulgação de áudios - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Lima15/07/2018 | 21h03

Juiz peruano é preso por corrupção após divulgação de áudios

AFP
AFP

A Polícia peruana deteve neste domingo o juiz Walter Ríos, em meio ao escândalo dos áudios que revelam diversos casos de corrupção e tráfico de influência no judiciário, informou o Ministério Público.

"A Procuradoria obteve a captura do ex-presidente da Corte Superior de Callao Walter Ríos. A medida se produziu após um pedido de prisão preventiva formulado pelo vice-procurador de Controle Interno, Jaime Velarde", revelou o MP no Twitter.

Ríos se tornou o primeiro juiz detido após a divulgação dos áudios - pelo site IDL-Repórteres - que revelam atos de corrupção e tráfico de influência por parte de integrantes do Conselho Nacional da Magistratura (CNM) e juízes.

A magistrado renunciou, na sexta-feira, ao cargo de presidente da Corte Superior de Callao, mas o Gabinete de Controle da Magistratura, órgão do Poder Judiciário encarregado de investigar e punir os juízes, decidiu suspendê-lo junto a outros quatro juízes do mesmo tribunal.

As gravações revelam que Walter Ríos habría cometeu diversos atos irregulares envolvendo membros do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), órgão encarregado de designar juízes e procuradores, para beneficiar pessoas de seu círculo.

O escândalo fez neste domingo mais uma vítima: Guido Águila, membro do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), que anunciou sua renúncia.

Há alguns dias, o presidente Martín Vizcarra destituiu o ministro da Justiça, Salvador Heresi, e se conheceu a suspensão de cinco juízes e de três funcionários, assim como o impedimento de vários magistrados de sair do país.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDivisão de Furtos e Roubos de Cargas cumpre apreensões em empresas do Norte de SC https://t.co/ePPT9Dm1LK #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÔnibus apreendido pela Polícia Federal é doado para ações de turismo e cultura de Joinville https://t.co/0pJRA6hi21 #LeianoANhá 5 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca