Israel prevê lançar sua primeira missão à Lua em dezembro - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Yehud10/07/2018 | 17h53

Israel prevê lançar sua primeira missão à Lua em dezembro

AFP
AFP

Israel lançará sua primeira missão espacial à Lua em dezembro, anunciou nesta terça-feira (10) uma organização desse país, pequeno porém com grandes ambições.

A nave espacial ainda sem nome, em forma de cápsula e peso de 585 quilos no momento do lançamento, pousará na Lua em 13 de fevereiro de 2019 se tudo correr segundo o previsto, disseram os organizadores da SpaceIL em um encontro com a imprensa.

Será lançada através de um foguete da empresa SpaceX, do empresário americano Elon Musk, e sua missão incluirá a pesquisa do campo magnético da Lua.

Mas a primeira tarefa será fincar a bandeira israelense na Lua, disseram os organizadores.

O projeto começou como parte do concurso de tecnologia Google Lunar XPrize, que ofereceu 30 milhões de dólares (25 milhões de euros) para estimular cientistas e empresários a proporem missões à Lua por um custo relativamente baixo.

Uma equipe israelense que depois ficou conhecida como SpaceIL decidiu abraçar este objetivo e se associou eventualmente com a estatal Israel Aerospace Industries (IAI).

O prêmio do Google expirou em março sem que ninguém tenha conseguido chegar à Lua, mas a equipe de Israel se comprometeu a seguir em frente.

Esta iniciativa privada poderia custar cerca de 95 milhões de dólares, financiados em grande medida pelo bilionário israelense Morris Kahn.

"Isto mostrará ao resto do mundo a forma" de mandar uma nave espacial à Lua a um custo razoável, disse Ofer Doron em nome da IAI.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm painel da NSC, especialistas apontam como Joinville encara a transição da matriz econômica https://t.co/nQk02e5SXP #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC e Matheus chegam a um acordo para rescisão de contrato https://t.co/0KUegH1BHd #LeianoANhá 6 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca