Presidente da OMC pede fim de 'escalada' de tensões comerciais - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Berlim11/06/2018 | 19h31

Presidente da OMC pede fim de 'escalada' de tensões comerciais

AFP
AFP

O presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, defendeu nesta segunda-feira o fim da escalada comercial, enquanto americanos e europeus ameaçam com medidas aduaneiras punitivas.

"Temos que parar a escalada de tensões, esse processo 'olho por olho' não é útil. (...) Novos setores serão arrastados para dentro da crise que vai prejudicar a todos", disse o brasileiro após uma reunião em Berlim com a chanceler Angela Merkel e representantes das instituições econômicas e financeiras internacionais.

A União Europeia e o Canadá estão se preparando para adotar medidas de retaliação aos produtos americanos em 1º de julho, após a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas elevadas sobre as importações de aço e alumínio.

A disputa comercial ficou ainda mais intensa na cúpula do G7, quando Trump retirou seu apoio ao comunicado final pelo Twitter, em resposta às declarações do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que denunciou novamente as medidas americanas.

O presidente dos EUA ameaçou novamente tarifar as importações de automóveis europeus, um setor estratégico para a Alemanha.

"Acredito que o aumento das tensões comerciais amplia o risco de um grande impacto econômico, o que prejudicará o período mais longo de crescimento desde a crise financeira de 2008", insistiu o presidente da OMC.

"Os efeitos sistêmicos podem ser muito prejudiciais a longo prazo para a economia mundial", disse ele, citando como exemplo que 30% dos empregos alemães dependem das exportações.

As medidas comerciais dos Estados Unidos sobre aço e alumínio também visam o aliado japonês, assim como o México e a China, aumentando os temores de uma guerra comercial global.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 1, 2 e 3 de dezembro de 2018 https://t.co/PV6Lzm289T #LeianoANhá 6 diasRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona perde para o Tubarão e se despede do Campeonato Catarinense https://t.co/OOIQQoSgXs #LeianoANhá 9 diasRetweet
A Notícia
Busca