Pesquisa: Washington, Londres e Kiev considerados 'inimigos' da Rússia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Moscou14/06/2018 | 09h56

Pesquisa: Washington, Londres e Kiev considerados 'inimigos' da Rússia

AFP
AFP

Os Estados Unidos, a Ucrânia e a Grã-Bretanha são países "hostis" à Rússia, estimam os russos, segundo uma pesquisa do instituto independente Levada-Tsentr publicado nesta quinta-feira (14).

De acordo com a pesquisa realizada no final de maio com 1.600 pessoas em 52 regiões da Rússia, Belarus, China, Cazaquistão e Síria são considerados países "amigos e aliados".

Os entrevistados podiam citar vários países ao mesmo tempo em suas respostas.

O número de russos que consideram Washington como inimigo passou de 37% em 2006 a 78% em 2018, enquanto que as relações entre os dois países estão em seu mais baixo nível desde a Guerra Fria.

Um russo a cada dois (49%) estima que a Ucrânia é um país "hostil", segundo essas pesquisa. Este número foi multiplicado por três após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

Pela primeira vez, este ano muitos foram os russos (38%) a citar a Grã-Bretanha entre os países "inimigos", provavelmente após o envenenamento em 4 de março do ex-agente duplo russo Serguei Skripal que provocou uma crise diplomática entre Londres e Moscou.

Cerca de 55% dos entrevistados disse ter sentimentos "negativos" e "muito negativos" em relação à União Europeia, enquanto que 28% apontou ter sentimentos positivos em relação aos europeus, segundo a pesquisa.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival sobre diversidade cultural é transferido por causa da chuva em Joinville https://t.co/tvreVHg5x5 #LeianoANhá 44 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAdolescente é vítima de abuso sexual em Corupá, no Norte de SC https://t.co/XBQ35fy81m #LeianoANhá 1 horaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca