Erupção no vulcão havaiano Kilauea deixa gigantesca nuvem de cinzas - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Los Angeles17/05/2018 | 16h21

Erupção no vulcão havaiano Kilauea deixa gigantesca nuvem de cinzas

AFP
AFP

Uma erupção explosiva foi registrada na madrugada desta quinta-feira (17) no topo do vulcão havaiano Kilauea, criando uma nuvem de cinzas de mais de 9.000 metros que obrigou moradores próximos ao local a buscarem refúgio.

O Observatório de vulcões do Havaí informou em um comunicado que as emissões de até 3.600 metros continuaram depois da primeira explosão, registrada às 04h15 locais (11h15 em Brasília).

"A qualquer momento a atividade pode se tornar mais explosiva, aumentando a intensidade de produção de cinzas e produzindo projéteis perto da fumarola", acrescentou.

As autoridades mantiveram o alerta vermelho para a aviação - que impede qualquer tráfego aéreo na zona - e os moradores foram orientados a buscar refúgio.

A explosão chega dois dias depois de que outra nuvem maciça de cinzas emanou deste vulcão, que é o mais ativo do mundo e um dos cinco da ilha.

Cientistas consideram que esta atividade vulcânica pode anteceder uma maior erupção, como a registrada em 1925.

Cerca de 2.000 pessoas foram evacuadas de áreas residenciais que se encontram no caminho das escoadas lávicas e devido às fumaças tóxicas, e as autoridades indicaram que provavelmente continuará havendo evacuações à medida que as fissuras avancem.

Cerca de 40 casas e construções foram destruídas pela lava.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça as propostas dos candidatos a governador para a participação de Joinville no Governo https://t.co/izhim7EPwp #LeianoANhá 22 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça as propostas dos candidatos a governador para a participação de Joinville no Governo https://t.co/w7KM5BOljz #LeianoANhá 28 minutosRetweet
A Notícia
Busca