Colômbia freia eventual extradição para os EUA de líder da Farc - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Bogota17/05/2018 | 18h01

Colômbia freia eventual extradição para os EUA de líder da Farc

AFP
AFP

O tribunal criado para julgar crimes ocorridos durante o conflito da guerrilha desmobilizada das Farc na Colômbia deixou em suspenso nesta quinta-feira (17) a eventual extradição de Jesús Santrich, que foi líder dos insurgentes e procurado por narcotráfico nos Estados Unidos.

A Justiça Especial para a Paz (JEP) decidiu "suspender a extradição" de Santrich, uma greve de fome desde 10 de abril, por "um período probatório de dez dias", disse à imprensa Jesús Bobadilla, presidente da sala que revisa o caso.

Durante este tempo, os magistrados determinarão se Santrich cometeu delitos de narcotráfico atribuídos pelos Estados Unidos depois da assinatura do acordo de paz que levou ao desarmamento e transformação no partido das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Assinado em novembro de 2016, o pacto concede benefícios jurídicos àqueles confessem seus crimes e reparem às vítimas e prevê que nenhum líder da outrora guerrilha seja entregue aos Estados Unidos por ações ocorridas antes dessa data.

Se a JEP resolver que Santrich, acusado de conspirar para o envio de cocaína, cometeu o crime depois da assinatura do acordo, seu expediente "se remeterá às autoridades nacionais" para que decidam se aceitam o pedido de extradição, informou Bobadilla.

Santrich foi detido em 9 de abril e levado há uma semana para um abrigo da Igreja Católica em Bogotá, diante da deterioração de sua saúde.

O agora partido político FARC afirmou que as acusações contra seu ex-negociador de paz são uma "montagem jurídica", e exigiu sua libertação.

O caso tem gerado alvoroço entre os ex-combatentes e tumultuado ainda mais a implementação do acordo que terminou com um conflito de meio século.

O presidente Juan Manuel Santos, que deixará o poder em agosto, deverá decidir se concede a extradição de Santrich caso a justiça lhe retire os benefícios pelo acordo de paz.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSaiba as próximas etapas da obra de macrodrenagem do rio Mathias, em Joinville https://t.co/5qxcSPYwXu #LeianoANhá 59 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona vence o São Lourenço e está nas semifinais do Campeonato Catarinense https://t.co/CcVz9twQ8R #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca