UE descarta avançar no processo de adesão da Turquia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Estrasburgo17/04/2018 | 16h46

UE descarta avançar no processo de adesão da Turquia

AFP
AFP

A União Europeia (UE) descartou nesta terça-feira (17) abrir novos capítulos nas negociações de adesão com a Turquia, ao avaliar que as recentes ações de Ancara no Mar Egeu "não são propícias" para manter "boas relações" com seus vizinhos europeus.

"As tensões no Mar Egeu e no Mediterrâneo oriental (...) socavaram a segurança e a estabilidade regionais", segundo um último informe de avaliação da Comissão Europeia sobre os países candidatos à adesão.

A Turquia, que começou a negociar sua adesão à UE em 2005, é um "parceiro determinante" e um "ator-chave", mas "não chegou o momento de abrir um novo capítulo nas negociações", explicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, em Estrasburgo (nordeste da França).

A análise do Executivo comunitário "mostra que o país continua distanciando-se a passos largos da UE especialmente em relação ao Estado de direito e aos direitos fundamentais", acrescentou o comissário europeu de Negociações de Ampliação, Johannes Hahn.

As negociações com Ancara, nas quais já foram abertos 16 de 33 capítulos, estão paralisadas há anos e as relações com a UE se degradaram ainda mais após a tentativa frustrada de golpe de julho de 2016 na Turquia, que levou a expurgos maciços no país.

A maioria dos países da UE rejeitam por enquanto romper oficialmente estas negociações de adesão, temendo uma ruptura definitiva com o governo do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, um parceiro-chave para enfrentar a crise migratória e na luta antiterrorista.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem é encontrado morto dentro de cela na Central de Polícia de Joinville https://t.co/rknZFUXerK #LeianoANhá 10 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEscola Municipal de Ballet de Joinville tem atividades especiais na semana da dança https://t.co/XJl4vAD6XM #LeianoANhá 10 minutosRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca