Turquia condena 21 condenados à prisão perpétua por golpe em 1997 - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Ancara13/04/2018 | 18h23

Turquia condena 21 condenados à prisão perpétua por golpe em 1997

AFP
AFP

Vinte e uma pessoas foram condenadas nesta sexta-feira (13) à prisão perpétua na Turquia no âmbito do julgamento aos instigadores do "golpe de Estado pós-moderno" de 1997, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

Entre os 21 condenados figuram o número um do Exército turco de 1994 a 1998, o oficial Hakki Karadayi, e seu adjunto na época, Cevik Bir.

Outros 68 acusados foram absolvidos, acrescentou a Anadolu.

O canal de televisão privado CNN-Türk informou que os condenados não seriam presos devido a sua idade avançada.

Em 1997, o primeiro chefe de um governo islamita turco, Necmettin Erbakan, mentor do atual presidente, Recep Tayyip Erdogan, foi obrigado pelo Estado-Maior do Exército a renunciar. Este golpe, que aconteceu sem um só disparo, foi apelidado de "golpe de Estado pós-moderno".

O julgamento foi aberto em 2013, com 103 acusados, mas alguns deles morreram desde o início deste longo processo judicial.

O Exército turco, que se considera o garantidor do respeito aos princípios da República turca fundada por Mustafa Kemal Atatürk em 1923, começando pelo laicismo, derrubou três governos civis - em 1960, 1971 e 1980.

Militares facciosos realizaram uma tentativa de golpe de Estado na noite de 15 de julho de 2016. O governo turco acusa o clérigo Fethullah Gülen, que mora nos Estados Unidos e nega qualquer envolvimento, de ter sido o cérebro desta tentativa frustrada.

Desde a vitória de seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) em 2002, o governo islâmico-conservador de Erdogan se esforçou para reduzir a influência dos militares na vida política.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVereadores mirins de Joinville iniciam mandato em busca de cidadania e consciência política https://t.co/hQpDFE3Tch #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComeça a campanha de vacinação contra a influenza em Joinville https://t.co/aa0npraGIF #LeianoANhá 4 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca