Peña Nieto diz que porta está 'aberta' para volta dos EUA ao TPP - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Lima13/04/2018 | 17h34

Peña Nieto diz que porta está 'aberta' para volta dos EUA ao TPP

AFP
AFP

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, disse nesta sexta-feira (13), no âmbito da Cúpula das Américas de Lima, que a porta está "aberta" para que os Estados Unidos voltem ao acordo de livre-comércio Transpacífico (TPP, na sigla original).

"A porta está aí aberta para que os Estados Unidos repensem e eventualmente reconsiderem sua posição e aproveitem a janela da oportunidade que seria fazer parte do TPP destes 12 países", afirmou Peña Nieto em um painel da III Cúpula Empresarial das Américas, anterior à reunião presidencial que começa na noite desta sexta-feira.

O presidente americano Donald Trump pediu para seus principais assessores econômicos explorarem a possibilidade de que seu país retorne ao novo acordo Transpacífico, do qual se retirou assim que chegou à Casa Branca, no ano passado.

Trump pediu ao seu conselheiro para política econômica Larry Kudlow e seu representante comercial (USTR) Robert Lighthizere "analisarem se é, ou não, possível negociar um acordo melhor", apontou na quinta-feira Lindsay Walters, porta-voz da Casa Branca.

O mandatário, que durante a campanha eleitoral considerou o TPP - agora batizado de Tratado Integral e Progressivo de Associação Transpacífico (CPTPP, em inglês) - um "desastre", encarregou Lighthizer e Kudlow de reiniciar as negociações, segundo o senador republicano Ben Sasse.

O tratado, considerado o de maior envergadura atualmente em curso, foi assinado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.

Peña Nieto fez os comentários sobre o TPP ao participar de um painel da Cúpula Empresarial, junto ao presidente colombiano Juan Manuel Santos.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival de Dança de Joinville: Noite de abertura emociona com "O Lago dos Cisnes" https://t.co/3e4GWGEu2X #LeianoANhá 5 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona anuncia que Jackson Samurai passará por nova cirurgia e está fora da temporada https://t.co/LBxLTdxPua #LeianoANhá 11 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca