Trump usa Twitter para demitir seu chefe da diplomacia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Washington13/03/2018 | 21h59

Trump usa Twitter para demitir seu chefe da diplomacia

AFP
AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destituiu seu chefe da diplomacia, Rex Tillerson, nesta terça-feira (13), e nomeou o diretor da CIA, Mike Pompeo, para lhe suceder, pondo fim à gestão do ex-executivo do petróleo, marcada por desencontros e por constantes rumores de partida.

"Mike Pompeo, diretor da CIA, se tornará o nosso novo seres da Coreia do Norte até problemas com a Rússia e supostos ataques contra diplomatas americanos em Cuba.

Seus esforços foram, porém, frequentemente ofuscados pelo estilo pouco diplomático de Trump e por seus tuítes provocadores que causaram tensões internacionais.

- 'Humilhante' -

Trump elogiou o trabalho de Pompeo, um ex-oficial do Exército americano e congressista que dirigia a Agência Central de Inteligência (CIA) desde janeiro de 2017, considerando-o "a pessoa adequada para o trabalho neste momento crítico".

"Continuará nosso programa de restaurar a posição dos Estados Unidos no mundo, fortalecer nossas alianças, enfrentar nossos adversários e buscar a desnuclearização da península coreana", disse Trump.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, comemorou a notícia. "Excelente decisão do presidente", disse, parabenizando seu "amigo" Pompeo, sem citar Tillerson.

Trump pediu que Pompeo seja confirmado rapidamente pelo Senado, enquanto sua administração prepara essas sensíveis negociações, cuja data e lugar ainda não foram determinados.

Aaron Miller, ex-diplomata especializado em Oriente Médio, não escondeu sua surpresa. "Após ter trabalhado com meia dezena de secretários de Estado, pensei que tinha visto quase tudo em termos de intriga burocrática e novela política", escreveu em um artigo publicado no site da CNN.

"Bom, bem-vindo à 'Trumpland'", disse Miller, destacando que a demissão pelas redes sociais foi "humilhante".

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCom mudanças, JEC tenta reagir na Série C diante do Tupi-MG https://t.co/PNQIPCBf6N #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona derrota o Atlântico-RS e se mantém na liderança da Liga Nacional https://t.co/xFnO6JOcN4 #LeianoANhá 22 horas Retweet
A Notícia
Busca