Piñera faz chamado de unidade em seu primeiro discurso como presidente do Chile - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Santiago11/03/2018 | 22h29

Piñera faz chamado de unidade em seu primeiro discurso como presidente do Chile

AFP
AFP

O conservador Sebastián Piñera fez um forte chamado à unidade nacional, em seu primeiro discurso após assumir, neste domingo, seu segundo mandato como presidente do Chile.

"O governo que inauguramos hoje será um governo que buscará sempre a unidade entre os chilenos, que substituirá a lógica errônea da retroescavadeira e do confronto pela cultura saudável do diálogo, dos acordos e da colaboração", disse Piñera no palácio presidencial La Moneda, em Santiago.

Piñera tomou posse neste domingo de manhã na sede do Congresso, em Valparaíso.

Depois, foi para Santiago para protagonizar sua primeira atividade oficial: a visita a um centro de crianças vulneráveis, onde anunciou um acordo nacional pela infância e a criação do ministério da Família para melhorar a situação dos menores acolhidos em centros do Estado.

Posteriormente, foi para o centro da capital para receber as honras da guarda do palácio presidencial e o cumprimento de seus apoiadores, que se reuniram em frente ao edifício.

"Estamos comprometidos em ser um governo de progresso e solidariedade, que nos permita, em um prazo de oito anos, transformar o Chile em um país desenvolvido e sem pobreza", disse a seus simpatizantes, acompanhado de sua esposa, Cecila Morel.

Em seu discurso se comprometeu com cinco grandes acordos em termos de infância, segurança cidadã, saúde, paz na região de La Araucanía (epicentro de um conflito com comunidades mapuches no sul do Chile) e derrotar a pobreza.

"Todas as vezes que nos dividimos, colhemos nossas derrotas mais amargas e dolorosas", acrescentou.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona esquece a Copa do Brasil e foca atenções nas oitavas de final da Liga https://t.co/WZd7GrGxBu #LeianoANhá 24 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMuseu de Sambaqui de Joinville inaugura exposição sobre evolução humana, cultura e tecnologia dos sambaquis… https://t.co/bK1VpvzgKEhá 53 minutosRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca