Missão da OEA constatou problemas com cédulas em eleições na Colômbia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Washington12/03/2018 | 20h44

Missão da OEA constatou problemas com cédulas em eleições na Colômbia

AFP
AFP

A Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) constatou problemas por falta de cédulas suficientes para votar neste domingo nas consultas internas partidárias na Colômbia, de acordo com seu relatório preliminar divulgado nesta segunda-feira.

A disponibilidade dessas cédulas "deveria ser garantida com antecedência para assegurar o direito ao voto e evitar o uso de soluções artesanais", como o de fotocópias", apontou a missão no documento.

O relatório preliminar de oito páginas aponta que "a Missão observou falta de cédulas eleitorais (...) em alguns pontos de votação em Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cúcuta e Medellín".

A Procuradoria da Colômbia informou que abriu uma investigação ao órgão eleitoral pelo ocorrido.

Além dos problemas com as cédulas, a missão da OEA manifestou sua "preocupação pelas agressões sofridas por alguns candidatos à presidência e outros atores políticos em atividades de campanha".

Por isso, o grupo de observadores "condena energicamente esses fatos e faz um pedido para o rápido esclarecimento dos mesmos".

O grupo da OEA, no entanto, destacou que o dia eleitoral de domingo "foi o mais tranquilo em muitos anos. Isso merece ser reconhecido e celebrado".

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaStammtisch reúne 30 mil pessoas e bate recorde de público em Joinville https://t.co/o3p9KysHzn #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaManifestação contra o PT é realizada em Joinville https://t.co/7rpisz31D6 #LeianoANhá 11 horas Retweet
A Notícia
Busca