Erdogan espera 'cerco total' da cidade síria de Afrin ainda hoje - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Ancara14/03/2018 | 08h14

Erdogan espera 'cerco total' da cidade síria de Afrin ainda hoje

AFP
AFP

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse esperar, nesta quarta-feira (14), que "até esta noite" a cidade síria de Afrin esteja "totalmente cercada" - garantiu uma fonte presidencial, esclarecendo a declaração oficial feita antes pelo próprio ao comentar a operação militar em curso.

Lançada em 20 de janeiro passado pela Turquia, essa operação tem como objetivo expulsar a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG).

"Nos aproximamos um pouco de Afrin. Espero, se Deus quiser, que Afrin tenha caído por completo até esta noite", declarou Erdogan em um discurso transmitido pela televisão.

De acordo com a mesma fonte, porém, o que o presidente quis dizer é que ele espera que "o cerco (a Afrin) esteja totalmente concluído até a noite desta quarta-feira".

Ontem, o Exército turco anunciou que suspendeu o cerco a Afrin, onde vivem cerca de 350 mil pessoas. A localidade é o principal alvo da ofensiva lançada contra a força curda YPG.

A Turquia acusa as YPG de terem vínculos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a organização armada dos curdos turcos que fazia uma guerra de guerrilhas.

O PKK é considerado uma organização "terrorista" pela Turquia e por seus aliados ocidentais. Ainda assim, os Estados Unidos apoiam as YPG na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaHomem é preso com 150 mil maços de cigarros contrabandeados em Mafra https://t.co/xrJJSq2un7 #LeianoANhá 51 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira a programação da 5ª Semana Lixo Zero de Joinville https://t.co/KMYyytgpPA #LeianoANhá 2 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca