Conglomerado pró-Erdogan quer comprar o maior grupo de imprensa da Turquia - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Istambul22/03/2018 | 06h25

Conglomerado pró-Erdogan quer comprar o maior grupo de imprensa da Turquia

AFP
AFP

O maior grupo de imprensa da Turquia, que inclui o jornal Hürriyet, anunciou nesta quinta-feira que iniciou negociações para a venda a uma empresa ligada ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

O grupo Dogan afirmou em um comunicado que está em negociações com o conglomerado Demiroren Holding, que já possui dois jornais pró-Erdogan.

As negociações consideram o valor da operação de quase 1,1 bilhão de dólares e um valor na Bolsa de 890 milhões de dólares, levando em consideração as dívidas do grupo Dogan, segundo o texto.

O grupo de comunicação Dogan Holding tem como principal ativo o jornal Hürriyet, considerado o diário de referência na Turquia, a agência de notícias Dogan, a rede de televisão Kanal D e a emissora de notícias CNN-Türk.

A versão em inglês do Hürriyet, Hurriyet Daily News, é muito lida pelos expatriados e os diplomatas na Turquia.

Se for concretizada, a negociação aumentará a preocupação dos defensores da liberdade de imprensa, que denunciam a pressão crescente contra os meios de comunicação durante a presidência de Erdogan, sobretudo depois do golpe de Estado frustrado de julho de 2016.

"Com esta aquisição de envergadura, incluindo o Hürriyet, a indústria dos meios de comunicação na Turquia passa a estar sob o controle político direto do presidente Erdogan", comentou no Twitter Kadri Gürsel, nome importante da imprensa na Turquia.

Considerado durante muito tempo o representante do poder turco, o grupo Dogan mantém uma relação delicada com Erdogan, marcada por anos de oposição ao homem forte da Turquia, antes de adotar uma linha mais pró-governo.

Quase todos os meios de comunicação seguem a linha governista, com algumas exceções, como o jornal Cumhuriyet. O proprietário, o diretor de redação e vários jornalistas do Cumhuriyet estão sendo julgados por atividades "terroristas".

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFestival de Dança de Joinville: saiba como são definidos os campeões https://t.co/SfBbQcXpfl #LeianoANhá 43 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMaior Festival de Dança do Mundo começa nesta terça-feira em Joinville https://t.co/6mi9PQlGX7 #LeianoANhá 43 minutosRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca