Turquia extradita ao Iraque um líder jihadista do EI - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Bagda15/02/2018 | 15h09

Turquia extradita ao Iraque um líder jihadista do EI

AFP
AFP

As autoridades iraquianas informaram nesta quinta-feira que, pela primeira vez, conseguiram a extradição da Turquia de um líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Ismail Alwan Salman al Ithawi, de 55 anos, foi localizado na região turca de Sakarya, preso e devolvido ao Iraque graças ao trabalho conjunto entre as agências de inteligência turca, iraquiana e americana, disse à AFP um alto funcionário da unidade encarregada de rastrear membros do EI, dependente do ministério do Interior.

Este golpe contra o grupo jihadista ocorreu depois que esta unidade "se infiltrou nas esferas mais altas" do EI, acrescentou a mesma fonte.

Originário da cidade iraquiana de Ramadi, al Ithawi era o "ministro" do grupo encarregado de decretos religiosos e liderou uma comissão responsável pela nomeação de altos cargos na organização, segundo o oficial.

Ele fugiu do agora fragmentado "califado" do grupo na Síria e vivia com o nome de seu irmão no norte da Turquia.

De acordo com o oficial iraquiano, o embaixador em Ancara foi contactado para intervir junto às autoridades turcas, fazendo valer o mandado de captura emitido pelos tribunais iraquianos.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSemáforo em cruzamento do bairro Vila Nova começa a operar em Joinville https://t.co/P381U0JK7v #LeianoANhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConsumidores encontram gasolina mais cara nesta semana em Joinville https://t.co/yV46OZJOWt #LeianoANhá 10 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca