EUA pedem à Turquía foco na luta contra o Estado Islâmico - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Bruxelas15/02/2018 | 09h09

EUA pedem à Turquía foco na luta contra o Estado Islâmico

AFP
AFP

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, pediu a Turquia que volte a concentrar-se na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI), em um momento de tensão com este aliado da Otan por sua ofensiva contra os curdos - aliados de Washington - no norte da Síria.

Em um encontro na quarta-feira em Bruxelas, Mattis pediu a seu colega turco Nurettin Canikli uma "concentração na campanha para derrotar o EI e para impedir que qualquer vestígio da organização terrorista seja reconstruído na Síria", afirmou nesta quinta-feira o Pentágono em um comunicado.

A conversa aconteceu durante a tarde, à margem de um encontro de ministros da Defesa dos 29 países da Otan. Mattis recebeu de maneira fria o colega turco durante o tradicional aperto de mãos diante das câmeras. Após o encontro, nenhum deles fez declarações.

O secretário americano reconheceu as "ameaças que organizações terroristas representam para a segurança nacional turca", destaca o comunicado.

Mas também falou sobre a "complexa situação de segurança na Síria e o perigo que isto representaria para o conjunto dos aliados da Otan um ressurgimento do EI", acrescenta o Pentágono. Ambos concordaram em prosseguir com a cooperação militar.

Para tentar reduzir a tensão, o secretário de Estado americano Rex Tillerson deve se encontrar nesta quinta-feira com o presidente turco, o conservador islâmico Recep Tayyip Erdogan e, na sexta-feira, com o chanceler turco, Mevlüt Cavusoglu.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBrusque e Joinville têm novo começo no Catarinense 2018 https://t.co/xKNpRoohRV #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaOperação da PM para combater criminalidade ainda não tem data para terminar em Joinville https://t.co/pTeApTbtlm #LeianoANhá 18 horas Retweet
A Notícia
Busca