Cinco russos morreram em bombardeios dos EUA na Síria - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Moscou15/02/2018 | 12h29

Cinco russos morreram em bombardeios dos EUA na Síria

AFP
AFP

Cinco russos que não eram soldados morreram e vários ficaram feridos na semana passada nos bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos na Síria, informou nesta quinta-feira a diplomacia russa, que reconheceu pela primeira vez baixas não militares.

Organizações paramilitares e nacionalistas russas haviam relatado vítimas em suas fileiras após esses ataques, realizados no dia 7 de fevereiro na região de Deir Ezzor contra as forças do presidente sírio Bashar al-Assad.

"De acordo com informações preliminares, podemos falar da morte de cinco pessoas, a priori cidadãs russa. Há feridos. Tudo isso deve ser verificado, especialmente suas nacionalidades", anunciou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zajarova, que acrescentou: "Não se trata de soldados russos".

Alguns meios de comunicação russos e estrangeiros já haviam fornecido balanços díspares, dentre os quais alguns mencionaram mais de 200 mortes.

"Os artigos que falam de dezenas e centenas de cidadãos [russos] mortos não passam de desinformação típica", declarou Zajarova nesta quinta-feira. "Essa desinformação foi lançada pelas forças anti-governo na Síria".

De acordo com o Pentágono, pelo menos 100 combatentes pró-regime foram mortos nos bombardeios, realizados em resposta a um ataque contra a sede de uma coalizão curdo-árabe apoiada pelos Estados Unidos.

Após este ataque, o Ministério da Defesa russo assegurou que não havia "militares russos em Deir Ezzor".

A imprensa russa ressaltou, no entanto, que muitos russos lutam na Síria como mercenários, especialmente para uma empresa militar privada chamada Wagner Group.

Um grupo paramilitar russo e uma organização nacionalista anunciaram na segunda-feira a morte, em 7 de fevereiro, de dois russos que haviam lutado como "voluntários" na Síria.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCarreta carregada com leite tomba na BR-101, em Joinville https://t.co/XNtbd8Eu9m #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vai ao ataque diante do Tombense, no interior de Minas https://t.co/3wD8Q6QzQI #LeianoANhá 6 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca