Trump critica e depois elogia normativa da Inteligência - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Washington11/01/2018 | 19h00

Trump critica e depois elogia normativa da Inteligência

AFP
AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente nesta quinta-feira (11) no Twitter um projeto de espionagem eletrônica que deve ser votado no Congresso para, pouco depois, elogiá-lo na mesma rede social.

Trata-se da polêmica normativa conhecida como FISA Seção 702, implementada em 2001 e que permite às agências de espionagem monitorar suspeitos estrangeiros mediante autorização judicial. A mesma deve ser renovada pelo Congresso durante o dia.

O ponto de conflito da lei é o mecanismo pelo qual os cidadãos americanos detectados durante a espionagem a estrangeiros podem ser identificados (ou, como ele define a normativa, "desmascarados").

No início da manhã, Trump recorreu ao Twitter para alertar que essa normativa pode ter sido usada contra ele pelo governo de Barack Obama, uma versão que o ex-presidente nega firmemente, mas que é repetida pela mídia conservadora local.

"É esta lei que pode ter sido usada (...) para vigiar e abusar da campanha de Trump pelo governo anterior?" - questionou o presidente, falando de si mesmo na terceira pessoa, em um tuíte.

Em sua postagem, o presidente classificou essa lei como "controversa".

No entanto, somente duas horas mais tarde, Trump respondeu a sua postagem e mudou radicalmente de opinião ao assinalar em outro tuíte que essa lei era necessária.

"O voto deste dia se refere à vigilância externa para estrangeiros em terra estrangeira. Precisamos desse voto!" - escreveu o presidente.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm terceiro dia de greve dos servidores, Prefeitura de Joinville apresenta nova proposta https://t.co/nRBVHg5f9z #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaNomeada para cargo municipal, esposa do prefeito de Barra Velha assume situação irregular em vídeo https://t.co/QDWc2xrP21 #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca