Santos expresa a Guterres preocupação com crise humanitária na Venezuela - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Bogota13/01/2018 | 22h05

Santos expresa a Guterres preocupação com crise humanitária na Venezuela

AFP
AFP

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, expressou neste sábado ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que visita o país, preocupação com a crise humanitária na Venezuela.

"A crise se torna cada dia mais grave", expressou Santos durante um pronunciamento na TV em Bogotá.

O presidente colombiano se reuniu com Guterres - que começou hoje uma visita de dois dias à Colômbia em apoio aos esforços para alcançar a paz - e, segundo disse, reiterou a ele as "repercussões enormes" da crise venezuelana na região.

"A ONU pode trazer sua experiência para uma solução desta crise humanitária. Será bem-vinda qualquer ajuda que possamos receber", afirmou o presidente, que reiterou a negativa do governo de Nicolás Maduro de receber auxílio da Colômbia.

Guterres reconheceu o impacto no território colombiano da chegada "de centenas de milhares de pessoas que saíram da Venezuela".

"Quero manifestar todo o apoio ao governo e ao povo da Colômbia neste esforço humanitário e na acolhida a toda esta gente, e dizer que estamos à disposição, inclusive para mobilizar outros apoios internacionais que forem possíveis", assinalou.

A Colômbia, que divide uma fronteira de 2 mil quilômetros com a Venezuela, acusa Maduro de ter implantado uma ditadura, e ofereceu proteção e refúgio a opositores.

Até outubro, cerca de 470 mil venezuelanos haviam migrado para a Colômbia, a maioria devido à crise naquele país, segundo dados oficiais.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM vai abrir sindicância para avaliar procedimento de condução da suspeita de agressão em Joinville https://t.co/4JdqUbFuRJ #LeianoANhá 5 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"O mais degradante foi ver as pessoas me olhando, mas sem ajudar" diz mulher agredida em Joinville https://t.co/cfBP1efjVT #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca