EUA aumentam controle sobre frete aéreo procedente do Oriente Médio - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Washington22/01/2018 | 18h19

EUA aumentam controle sobre frete aéreo procedente do Oriente Médio

AFP
AFP

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (22) ter ordenado inspeções mais detalhadas no transporte aéreo de carga procedente de cinco países do Oriente Médio, fazendo alusão à tentativa - em junho de 2017 - de explosão de um avião na Austrália como argumento para justificar a medida.

A partir de agora, sete aeroportos de Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes terão que fornecer às alfândegas americanas informações sobre todo o transporte aéreo com destino aos Estados Unidos, antes mesmo da carga ser colocada a bordo, segundo as autoridades americanas encarregadas da segurança nos transportes (TSA).

"Estes países foram eleitos devido à vontade demonstrada por parte de grupos terroristas de atacar a aviação a partir deles", indicou a TSA em comunicado, mencionando a tentativa, em junho de 2017, de três homens vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI) de explodirem um avião na Austrália.

"O incidente na Austrália durante o verão passado foi tomado como uma inquietante advertência para a TSA e para todos os nossos sócios da aviação para incluir os aviões de transporte (nas medidas de controle) e continuar os esforços para manter a segurança em nosso espaço aéreo", acrescenta a TSA.

A agência não mencionou nenhuma nova ameaça específica que justifique a decisão.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMoradores da zona Sul têm abastecimento de água comprometido em Joinville https://t.co/jAhJBd6ORZ #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 22 de fevereiro de 2018 https://t.co/NqU9OynOzD #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca