Chanceler da UE diz que acordo nuclear com o Irã cumpre objetivo - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Bruxelas11/01/2018 | 09h35

Chanceler da UE diz que acordo nuclear com o Irã cumpre objetivo

AFP
AFP

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, assegurou nesta quinta-feira que o acordo nuclear alcançado com o Irã em 2015 cumpre seu objetivo, em um contexto de incerteza sobre eventuais sanções do presidente americano Donald Trump contra Teerã.

"O acordo funciona e cumpre com seu principal objetivo que é manter o programa nuclear iraniano sob controle e sob uma estreita vigilância", afirmou o Mogherini depois de se reunir, em Bruxelas, com o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif e seus colegas britânico, francês e alemão.

Os chanceleres do Reino Unido, França e Alemanha já haviam manifestado seu apoio ao histórico acordo.

O acordo de julho de 2015 alcançado entre Teerã e o grupo 5+1 - Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha - permitiu levantar parte das sanções internacionais impostas ao Irã em troca de garantias sobre o caráter exclusivamente civil de seu programa nuclear.

Apesar do apoio explícito dos europeus, Trump tem previsto decidir nos próximos dias se impõe de novo uma série de sanções econômicas suspensas depois que o Irã cumpriu um dos compromissos do pacto.

O Irã já disse estar preparado para todos os cenários e Zarif denunciou "a política destrutiva dos Estados Unidos".

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLei de Diretrizes Orçamentárias propõe orçamento de R$ 3 bilhões para Joinville em 2019 https://t.co/MKnB3p2iCg #LeianoANhá 13 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaGaroto de Joinville vence 15ª partida consecutiva e alcança top 10 da categoria no circuito europeu https://t.co/kyPGHSJXSl #LeianoANhá 13 horas Retweet
A Notícia
Busca