Bloco caribenho condena 'linguagem repulsiva' de Trump - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Georgetown13/01/2018 | 17h10

Bloco caribenho condena 'linguagem repulsiva' de Trump

AFP
AFP

As 15 nações da Comunidade do Caribe (Caricom) condenaram, neste sábado, o uso de uma "linguagem repulsiva" pelo presidente americano, Donald Trump para descrever o Haiti e países africanos.

A Caricom "ficou profundamente abalada por relatos acerca do uso de linguagem repulsiva e depreciativa pelo presidente dos Estados Unidos em respeito ao nosso Estado-membro Haiti e a outros países em desenvolvimento", manifestou o bloco, sediado na Guiana, em nota.

"A Caricom condena, nos termos mais fortes, as opiniões ignorantes que teriam sido expressadas".

Num encontro na Casa Branca com Trump na terça-feira, legisladores levaram a questão de proteção a imigrantes de países africanos, do Haiti e de El Salvador.

Trump então teria questionado por que os Estados Unidos deveriam aceitar imigrantes de "países de merda" em vez de, por exemplo, da rica e majoritariamente branca Noruega.

O senador democrata Dick Durbin, que estava presente na reunião, disse que Trump perguntou especificamente "Nós precisamos de mais haitianos?", antes de atacar a imigração africana.

A Caricom expressou seu apoio total à reação do governo haitiano, disse o bloco, que inclui ex-colônias britânicas, holandesas e francesas.

"Deve-se destacar que o Haiti é a segunda democracia mais antiga do hemisfério ocidental, após os Estados Unidos, e que os haitianos continuam a contribuir significativamente, em muita esferas, para a comunidade global e, particularmente, para os Estados Unidos da América", disse a Caricom.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Imagens mostram homem deixando o local do crime após morte de pai e irmã em São Bento do Sul https://t.co/ehliPPm6ab #LeianoANhá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaComeça vistoria dos bombeiros nos Museus de Joinville https://t.co/zBCVLNox7T #LeianoANhá 7 horas Retweet

Mais sobre

A Notícia
Busca