Primeiro-ministro irlandês comemora acordo sobre o Brexit - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Dublin08/12/2017 | 07h06

Primeiro-ministro irlandês comemora acordo sobre o Brexit

AFP
AFP

O primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar celebrou nesta sexta-feira o acordo sobre as condições do divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia (UE), ao afirmar que "não é o fim, e sim o final do começo".

"Estou satisfeito que tenham alcançado os progressos suficientes no tema da Irlanda", disse Varadkar em uma entrevista coletiva em Dublun, em referência à promessa britânica de que após o Brexit não voltarão os postos e controles na fronteira entre a Irlanda e a província britânica da Irlanda do Norte.

"Seguiremos plenamente envolvidos e atentos durante a segunda fase", completou, em referência à próxima etapa das negociações de divórcio, que deve abordar a futura relação, sobretudo comercial, entre Reino Unido e UE.

"Acordo confirmado! A Irlanda apoia as negociações sobre o Brexit que agora entrarão na segunda fase, depois de ter recebido garantias para todos na ilha da Irlanda", escreveu no Twitter o ministro das Relações Exteriores, Simon Coveney.

Coveney afirmou que o acordo entre Londres e a UE protege "completamente" o Acordo da Sexta-feira Santa que acabou com décadas de conflito na Irlanda do Norte.

O acordo garante que "não pode existir uma fronteira dura na ilha da Irlanda depois do Brexit e, por isso, é uma ótima solução para a ilha da Irlanda", completou.

A Comissão Europeia recomendou nesta sexta-feira o avanço à segunda fase de negociações do Brexit, que poderia incluir um acordo de livre comércio, ao considerar que foram alcançados "progressos suficientes" nas prioridades das discussões de divórcio, incluindo o futuro da fronteira na Irlanda.

A Comissão anunciou que o "Reino Unido reconhece as circunstâncias excepcionais da ilha da Irlanda e assumiu compromissos importantes com o objetivo de evitar uma fronteira física".

"Na Irlanda do Norte, garantiremos que não exista uma fronteira dura", afirmou a primeira-ministra britânica Theresa May.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios https://t.co/sx0RCNrwGf #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios https://t.co/VlUwNaP6VQ #LeianoANhá 1 horaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca