Papa fala com líder palestino em meio a crise sobre Jerusalém - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Cidade do Vaticano05/12/2017 | 21h17

Papa fala com líder palestino em meio a crise sobre Jerusalém

AFP
AFP

O Vaticano confirmou que o papa Francisco e o presidente palestino Mahmud Abbas conversaram nesta terça-feira (5) por telefone, em meio à crescente preocupação internacional pelo possível traslado da embaixada americana a Jerusalém.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, confirmou à AFP a chamada telefônica, embora não tenha dado detalhes sobre o conteúdo da conversa.

O projeto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de trasladar a embaixada de Tel Aviv a Jerusalém levaria ao reconhecimento americano da Cidade Santa como capital de Israel, o que gera fortes controvérsias.

O status de Jerusalém é um assunto-chave no conflito palestino-israelense, e ambas as partes reivindicam a cidade como sua capital.

Em outubro, o papa Francisco defendeu o "status quo" de Jerusalém, uma "cidade santa onde todos devem poder viver em paz" e pediu o "livre acesso" a todos os fiéis, judeus, muçulmanos e cristãos, aos lugares santos de Jerusalém.

Em janeiro, o mesmo Abbas havia advertido durante uma visita ao Vaticano que trasladar a embaixada dos Estados Unidos em Israel a Jerusalém afetaria as esperanças de paz no Oriente Médio.

O líder palestino, que se reunia com o papa Francisco pela tercera vez, advertiu que a ideia de Trump "alimentaria o extremismo".

As relações entre o Vaticano e as autoridades palestinas entraram em uma nova etapa em 2015 com a assinatura de um acordo, que levou à abertura da embaixada palestina no Vaticano.

O acordo, que foi produzido dois anos depois que o Vaticano reconheceu a Palestina como Estado, gerou a indignação em Israel.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vai encarar time sergipano na primeira fase da Copa do Brasil https://t.co/S5zOllQvDz #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaArena Joinville terminará o ano sem a conclusão das obras https://t.co/biOEYhKA60 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca