Operação de "limpeza" contra EI no deserto iraquiano - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

Bagda08/12/2017 | 07h56

Operação de "limpeza" contra EI no deserto iraquiano

AFP
AFP

As forças de Bagdá lançaram nesta sexta-feira uma ampla operação de "limpeza" contra os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) no deserto iraquiano.

O exército e as forças paramilitares do Hashd al Shaabi "lançaram uma grande operação para limpar zonas da Al Jazira entre [as províncias de] Nínive e Anbar na segunda fase das operações", anunciou em um comunicado o Comando Conjunto de Operações (JOC), que coordena a luta contra o EI no Iraque.

As forças iraquianas iniciaram 23 de novembro a primeira fase desta operação para expulsar os extremistas dessa região desértica de aproximadamente 200 km que faz fronteira síria.

O objetivo das tropas iraquianas é envolver as forças que se encontram na província setentrional de Nínive com as quais tomaram posição na província ocidental de Anbar.

Os Hashd confirmaram esta operação "para finalizar a libertação (...) da Al Jazira".

Em 27 de novembro, o general Yehya Rasul, porta-voz do JOC, afirmou que suas unidades controlavam 50% dessa zona de aproximadamente 29.000 km2.

"A primeira fase terminou e agora nossas unidades vão implementar a limpeza do resto de zonas desérticas", acrescentou.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira o obituário de 1, 2 e 3 de dezembro de 2018 https://t.co/PV6Lzm289T #LeianoANhá 6 diasRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona perde para o Tubarão e se despede do Campeonato Catarinense https://t.co/OOIQQoSgXs #LeianoANhá 8 diasRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca