EUA conclui que Canadá vende madeira com dumping - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington07/12/2017 | 20h11

EUA conclui que Canadá vende madeira com dumping

AFP
AFP

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) concluiu, nesta quinta-feira (7), que o Canadá exporta madeira de construção com dumping, o que justifica as tarifas aduaneiras que Washington já aplica a este produto.

"A indústria americana sofreu um prejuízo notável com as importações de madeira de construção provenientes do Canadá", com preços inferiores ao seu custo, processo conhecido como dumping.

Por isso, o Departamento de Comércio vai exigir a aplicação de direitos antidumping e compensatórios sobre as importações destas madeiras canadenses, disse o ITC. As taxas mão serão retroativas, esclareceu o órgão.

No mês passado, o Departamento de Comércio aplicou direitos antidumping numa faixa de 3,20 a 8,89% sobre essas importações. Ainda foram somados direitos compensatórios (tarifas aduaneiras) entre 3,34% e 18,84%.

"A decisão não é inesperada, mas é totalmente sem fundamento", disse Susan Yurkovich, presidente das madeireiras da província canadense Columbia Britânica, que é a que mais exporta aos Estados Unidos.

O ITC menciona um prejuízo, apesar da "atual rentabilidade recorde da indústria americana" de madeira de construção. Ele acrescentou que os Estados Unidos fizeram uma "avaliação objetiva" dos fatos.

Na semana passado, o Canadá levou o impasse à Organização Mundial de Comércio (OMC). Em meados de novembro, o país já tinha apresentado o caso no tribunal de litígios do Nafta, o tratado de livre-comércio com Estados Unidos e México, que está sendo renegociado.

mbr/jl/Dt/gm/ja/ll

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios https://t.co/sx0RCNrwGf #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Operação Natal Shopping, da Fazenda estadual, fiscaliza mais de 1.200 comércios https://t.co/VlUwNaP6VQ #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca