Confrontos nos territórios palestinos após Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Jerusalém07/12/2017 | 20h36

Confrontos nos territórios palestinos após Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel

AFP
AFP

Palestinos enfurecidos entraram em confronto com soldados israelenses e queimaram o retrato de Donald Trump nesta quinta-feira para protestar contra a decisão unilateral e potencialmente explosiva do presidente americano de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Mais de 20 palestinos ficaram feridos por balas de borracha ou balas verdadeiras em distúrbios registrados em toda a Cisjordânia e na Faixa de Gaza, territórios separados que deveriam foram um dia um Estado independente, segundo os serviços de emergência palestinos.

Neste contexto de tensão, o movimento islamita Hamas cam resultado até agora.

"Os Estados Unidos continuam determinados a ajudar a facilitar um acordo de paz aceitável para as duas partes", assegurou Trump.

"Como eu poderia me sentar à mesa com aqueles que me impõem o futuro de Jerusalém como capital de Israel?", disse o secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erakat.

Trump garantiu que reconhecer Jerusalém como capital não significa pronunciar-se sobre o "status final" da cidade em negociações com os palestinos.

Os palestinos convocaram "três dias de fúria" a partir de quarta-feira, quando milhares de pessoas foram às ruas na Faixa de Gaza gritando "Morra América!" e "Morra Israel!"

Para sexta-feira, dia da tradicional oração semanal dos muçulmanos, são esperadas novas manifestações em massa.

Também na sexta o Conselho de Segurança da ONU, a pedido de oito países - entre eles Egito, França e Reino Unido - se reunirá em caráter de urgência para tratar a questão.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/hEjpWVqeqB #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/qp3cElep5v #LeianoANhá 1 horaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca