Assédio sexual a modelos é 'uma epidemia', diz advogada - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Los Angeles05/12/2017 | 20h46

Assédio sexual a modelos é 'uma epidemia', diz advogada

AFP
AFP

O assédio sexual a modelos é uma "epidemia", afirmou a advogada Lisa Bloom em coletiva de imprensa nesta terça-feira (5) junto com dois ex-modelos que dizem ter sido abusados sexualmente pelo famoso fotógrafo de moda Bruce Weber.

"A indústria da modelagem é responsável pela exploração de seus modelos, que estão muitas vezes à mercê dos agentes, das agências e dos fotógrafos", disse Bloom, filha da famosa advogada Gloria Allred e que defende várias supostas vítimas de Bill Cosby, Harvey Weinstein e do presidente Donald Trump.

Lisa Bloom disse que conversou com "muitos modelos aterrorizados de falar publicamente sobre comportamentos abusivos, e inclusive de abusos sexuais, porque pensam que suas carreiras serão destruídas", e com outros que optaram por abandonar o mundo da modelagem.

A advogada apresentou uma ação na sexta-feira ante a Suprema Corte do estado de Nova York contra Bruce Weber em nome do modelo Jason Boyce, um dos que a acompanhava no encontro com a imprensa.

Weber é o segundo grande fotógrafo americano de moda acusado de assédio e abuso sexual, depois de Terry Richardson.

Conhecido em todo o mundo por suas fotos de jovens em poses sensuais, Weber, de 71 anos, teria pedido em 2014 que Boyce, então com 28 anos, fizesse exercícios de respiração para relaxar, e depois exigiu que ele ficasse nu e o acariciou e beijou sem o seu consentimento.

Bruce Weber trabalhou para as principais revistas de moda, incluindo a Vogue, e ajudou a construir a imagem de marcas como Calvin Klein, Ralph Lauren e Abercrombie and Fitch.

O outro ex-modelo presente, Mark Ricketson, descreveu na terça-feira um abuso similar, no qual o fotógrafo o colocou para fazer exercícios de respiração durante uma sessão de fotos quando tinha 18 anos.

Seu agente insistiu nos benefícios que sua carreira teria se "gostasse" de Bruce Weber. Ricketson contou que estava sozinho com o fotógrafo quando este colocou a mão em sua testa para "encontrar a energia" e a foi baixando aos poucos até colocá-la sobre suas genitálias.

À beira das lágrimas, os dois ex-modelos disseram ter sido "humilhados" e terem ficado "traumatizados" por esses atos.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVÍDEO: Área de mata pega fogo na avenida Santos Dumont, em Joinville https://t.co/BuAksYgTSG #LeianoANhá 58 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÁrea de mata pega fogo na avenida Santos Dumont, em Joinville https://t.co/8mVayRtxlr #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca