Arábia Saudita condena decisão 'irresponsável' de Trump sobre Jerusalém - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Riade06/12/2017 | 23h16

Arábia Saudita condena decisão 'irresponsável' de Trump sobre Jerusalém

AFP
AFP

A Arábia Saudita condenou a decisão do presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, tachando-a de "irresponsável", em um comunicado do Palácio Real, citado por veículos oficiais.

Trump reconheceu nesta quarta-feira Jerusalém como capital de Israel, rompendo com décadas de diplomacia americana, o que ameaça desencadear uma escalada de violência no Oriente Médio.

Trump também anunciou o início do processo para transferir a embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv a Jerusalém.

"O Reino lamenta profundamente a decisão do presidente americano de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. O Reino já advertiu para as graves consequências de uma decisão tão injustificada e irresponsável", ressaltou o comunicado.

O rei Salman da Arábia Saudita tinha advertido na terça-feira a Trump que transferir a embaixada americana em Israel para Jerusalém constituía uma "iniciativa perigosa" que poderia desatar a "ira dos muçulmanos em todo o mundo".

A Arábia Saudita é um forte aliado militar e econômico dos Estados Unidos, e Donald Trump visitou o país em maio em sua primeira viagem internacional após chegar ao governo.

Israel e Arábia Saudita não têm relações diplomáticas.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaServidores municipais que trabalham no recesso entram em greve em Joinville https://t.co/YwrqIBzufT #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: professoras de Joinville apresentam estudo inédito na Colômbia  https://t.co/GubXg76Hfc #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca