Iraque quer produzir 1 milhão de barris diários nos campos de Kirkuk - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Kirkuk13/11/2017 | 16h22

Iraque quer produzir 1 milhão de barris diários nos campos de Kirkuk

AFP
AFP

O Iraque almeja dobrar a produção de campos petrolíferos na província de Kirkuk, retomada dos curdos, a 1 milhão de barris por dia (bpd), disse o ministro de Petróleo, Jabbar al-Luaybi, nesta segunda-feira (13).

"A prioridade é retomar exportações de petróleo de Kirkuk pelo oleoduto entre Iraque e Turquia uma vez que tenha sido reabilitado e substituído por um novo", disse ele em uma visita aos campos reivindicados por Bagdá e o Curdistão iraquiano.

Quase um mês após forças federais retomarem Kirkuk dos curdos, a produção ainda está estagnada em dois dos campos petrolíferos da província e todas as exportações pararam.

Por ora, 30 mil bpd serão enviados ao Irã em caminhões-tanque, afirmou Luaybi.

O objetivo é que "os campos e poços sejam renovados e nossa meta é alcançar uma produção de 1 milhão de barris por dia", possivelmente com a ajuda da gigante energética britânica BP, segundo ele.

Luaybi, na primeira visita de um ministro de Petróleo iraquiano à região desde a invasão do país liderada por Estados Unidos em 2003, disse que a capacidade de produção atual de Kirkuk é de 420 mil bpd.

Os curdos tinham tomado os campos em 2014 e exportaram para a Turquia por seu próprio oleoduto. Os esforços para renovar um oleoduto paralelo iraquiano por levar até dois anos, de acordo com especialistas.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona vence o Joaçaba e está nas semifinais do Estadual https://t.co/0THcIkplBJ #LeianoANhá 22 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça a realeza da Schützenfest 2018, festa que ocorre em Jaraguá do Sul https://t.co/xK8i9mN5wR #LeianoANhá 1 horaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca