Turquia instala "postos de observação" na província síria de Idlib - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Istambul13/10/2017 | 06h42

Turquia instala "postos de observação" na província síria de Idlib

AFP
AFP

O exército turco anunciou nesta sexta-feira ter iniciado a instalação de "postos de observação" na província síria de Idlib (noroeste) para instaurar uma zona de distensão com o objetivo de acabar com os combates nesta região controlada pelos extremistas.

"No dia 12 de outubro começamos as obras de instalação dos postos de observação", afirmou o Estado-Maior turco em um comunicado. Segundo a imprensa turca, um comboio militar com blindados chegou na quinta-feira à noite à província de Idlib.

Segundo o jornal Hürriyet, 30 veículos blindados que transportam uma centena de soldados turcos, entre eles membros das forças especiais, atravessaram a fronteira durante a noite e o número pode aumentar nos próximos dias.

No dia 8 de outubro, o exército turco iniciou operações de reconhecimento para estabelecer no noroeste da Síria uma das quatro zonas de distensão negociadas por Rússia e Irã, aliadas do regime, e a Turquia, que respalda os rebeldes.

Esta zona de distensão engloba a província de Idlib, a única no noroeste da Síria que escapa do controle do regime de Bashar al-Assad, mas também uma parte das províncias de Hama (centro), Aleppo (norte) e Latakia (oeste).

A guerra na Síria provocou mais de 330.000 mortes e deixou milhões de deslocados e refugiados desde 2011.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPF prende dono de imobiliária em Balneário Camboriú na segunda fase da Operação Oceano Branco https://t.co/WdK3swj6H2 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Grupos META e Apsis fecham joint venture https://t.co/3445vljKf9 #LeianoANhá 1 horaRetweet

Mais sobre

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros