Trump diz que 'gosta' da presidente do Fed, Janet Yellen - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Washington14/09/2017 | 18h58

Trump diz que 'gosta' da presidente do Fed, Janet Yellen

AFP
AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) ainda não ter decidido quem vai assumir a presidência do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) a partir de fevereiro, mas garantiu que "gosta" da atual chefe, Janet Yellen.

"Eu respeito muito a presidente Yellen. Eu gosto dela e respeito ela, mas ainda não tomei essa decisão", disse Trump, dando sinais de que pode mantê-la em seu cargo à frente do Fed, após o fim do seu mandato de quatro anos, em fevereiro.

"Eu acho que o país está indo bem", acrescentou o presidente. "Há um bom motivo para isso, e acontece de o motivo ser Trump".

Num discurso no mês passado, Yellen, de 71 anos, defendeu as proteções bancárias aplicadas a partir da crise financeira de 2008, um reforço de posicionamentos seus já declarados, o que foi interpretado como um sinal para o governo Trump de que poderia estar perdendo o apoio dela.

Desde que chegou à Casa Branca, em 20 de janeiro, o governo Trump desmantelou as principais regras que regulamentam o sistema financeiro americano, pois considera que prejudicam o crescimento.

Existiam rumores de que Trump estava considerando substituí-la por Gary Cohn, seu principal assessor econômico, mas funcionário de alto escalão do governo desmentiram essa versão recentemente.

* AFP

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPresidente quer deixar o JEC mais "saudável" até o fim de sua gestão https://t.co/uwECdILqMz #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrimeiro encontro de gêmeos de Joinville será realizado no dia 27 https://t.co/ryyZk6tRRZ #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros