ONU: G4 insiste na necessidade de reformar Conselho de Segurança - Mundo - A Notícia

Versão mobile

 

 

Nações Unidas21/09/2017 | 20h55

ONU: G4 insiste na necessidade de reformar Conselho de Segurança

AFP
AFP

Os chanceles do G4 (Alemanha, Japão, Índia e Brasil) insistiram nesta quinta-feira sobre a necessidade de reformar o Conselho de Segurança da ONU e reafirmaram que os quatro países são candidatos a um assento permanente.

Ao fim de uma reunião à margem da Assembleia Geral da ONU, os quatro países afirmaram em um comunicado que o atual Conselho de Segurança "não reflete a transformação da realidade mundial".

Na visão dos quatro países, o Conselho "precisa refletir o mundo atual para poder ser capaz de atuar diante dos complexos desafios presentes".

Nesse contexto, os quatro países defenderam a urgência de reforma do Conselho "incluindo a expansão do número de membros permanentes e temporários, assim como dos métodos de trabalho".

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países, cinco deles permanentes e têm direito de veto nas votações: Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França.

Os outros 10 membros temporários são eleitos por mandatos de dois anos.

Alemanha, Japão, Índia e Brasil são os quatro países que aspiram um lugar permanente no Conselho e se apoiam mutuamente nessa reivindicação.

* AFP

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEstudantes de Joinville participam de projeto preparatório para o Bombeiro Mirim https://t.co/7pVfEtOchZ #LeianoANhá 14 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTrês pessoas sofrem tentativa de homicídio na zona Norte de Joinville https://t.co/fjdSBfDffl #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca