Supremo da Venezuela quer submeter Ortega a detector de mentiras - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Caracas14/07/2017 | 21h59

Supremo da Venezuela quer submeter Ortega a detector de mentiras

AFP
AFP

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela citou nesta sexta-feira a procuradora-geral, Luisa Ortega, para que se submeta a um detector de mentiras como parte do processo que pode levar a sua destituição.

"O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) admitiu o teste do polígrafo solicitado por (defensor) Tarek William Saab (...), que deverá ser realizado (...) como parte do processo contra a procuradora-geral por supostas faltas graves no exercício de seu cargo".

O TSJ, acusado de servir ao chavismo, citou Ortega para se submeter ao teste na próxima segunda-feira, na sede da polícia científica (CICPC).

O deputado governista Pedro Carreño pediu a destituição de Ortega por ter mentido ao afirmar que não apoiou a designação de 33 magistrados do TSJ.

Ortega considera que o processo é uma "perseguição", e destaca que o TSJ proibiu sua saída do país e congelou seus bens.

O procuradora-geral, uma chavista histórica que rompeu com o governo do presidente Nicolás Maduro, afirma que jamais firmou a ata de seleção destes magistrados, que foram designados pelo Parlamento em dezembro de 2015, quando ainda estava sob o controle do chavismo.

Ortega se distanciou de Maduro há três meses e meio, após denunciar uma "ruptura da ordem constitucional" por decisões do TSJ que retiraram competências do Legislativo, agora dominado pela oposição.

Desde então, a onda de protestos contra Maduro já deixou 95 mortos.

Ortega se tornou uma férrea adversária de Maduro, contrária à Assembleia Constituinte convocada pelo presidente por considerar que o processo atenta contra a democracia.

* AFP

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProfessores protestam em Indaial após agressão a colega de profissão https://t.co/y6tYzgCkSn #LeianoANhá 27 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens são mortos em uma mesma ocorrência em Joinville https://t.co/EMKNzoj5SA #LeianoANhá 27 minutosRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros