Milhares protestam na Jordânia contra medidas tomadas na Esplanada das Mesquitas - Mundo - A Notícia

Versão mobile

Oriente Médio21/07/2017 | 11h50Atualizada em 21/07/2017 | 12h03

Milhares protestam na Jordânia contra medidas tomadas na Esplanada das Mesquitas

Manifestação foi convocada por movimentos islamitas e partidos de esquerda contra determinações de segurança adotadas pela polícia israelense

Milhares protestam na Jordânia contra medidas tomadas na Esplanada das Mesquitas Khalil MAZRAAWI/AFP
Foto: Khalil MAZRAAWI / AFP
AFP
AFP

Mais de 8 mil pessoas se manifestaram, nesta sexta-feira (21), em Amã e outras cidades da Jordânia contra as medidas de segurança em torno da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, zona palestina anexada por Israel.

Em Amã, a manifestação, convocada pelos movimentos islamitas e partidos de esquerda, começou na Grande Mesquita de Al Husseini, centro da cidade, segundo fotógrafo da AFP.

— Com nossa alma e nosso sangue, nos sacrificaremos por ti, Al Aqsa! — gritavam os manifestantes.

Leia mais
"Já vi os Estados Unidos e são irrelevantes", diz presidente das Filipinas 
Chega a cem o número de mortos em quatro meses de protestos na Venezuela
FOTOS: terremoto de magnitude 6,7 atinge a Turquia

A polícia israelense proibiu, nesta sexta, que homens com menos de 50 anos entrem na Cidade Antiga de Jerusalém e na Esplanada das Mesquitas, impedindo que participem da oração muçulmana.

A Esplanada das Mesquitas, onde estão o Domo da Rocha e a mesquita Al-Aqsa, fica na Cidade Antiga de Jerusalém, setor palestino da cidade santa. Sua anexação por parte de Israel nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.

Desde o domingo (16), os palestinos denunciam a instalação de detectores de metal nas entradas do lugar santo, decidida por Israel depois do ataque contra policiais israelenses em 14 de julho, perto desse mesmo local.

A medida trouxe de volta o temor dos palestinos de que Israel tome o controle exclusivo do terceiro lugar santo do Islã, um sítio também venerado pelos judeus, que o chamam de Monte do Templo.

Leia mais notícias de Mundo

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPolícia apreende 440 quilos de maconha em Barra Velha https://t.co/rufSftDMpp #LeianoANhá 58 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaTeste AN nas Ruas: os contrastes da Boehmerwald, uma das principais ruas da zona Sul de Joinville https://t.co/RCGfI7a9k7 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros